"O indígena deve buscar conhecer ao máximo o funcionamento da Natureza, não para dominá-la e controlá-la, mas para seguir com sua lógica."
"The indigenous person should seek to know as much as possible the functioning of Nature, not to dominate and control it, but to follow its logic."
"土著人应该尽可能地了解大自然的功能,而不是支配和控制大自然,而是要遵循其逻辑。"
(Gersen Baniwa)

Dao De Jing

O Dao De Jing é o mais antigo clássico daoísta (ca. 2500 anos), e descreve as leis da Natureza, nossa posição nela e nossas relações uns com os outros. Pode ser considerado o mais antigo manual do desenvolvimento sustentável, além de ensinar a paz e a tolerância 500 anos antes de Jesus. É o segundo livro mais traduzido do mundo, sem que haja nele uma ordem expressa para tal (como em Marcos 16:15), ou uma exclusividade ameaçadora (como em João 14:6), muito menos uma indústria trilionária bancando sua difusão. Com apenas 81 pequenos poemas, é o que é apenas pelo que tem ensinado a gerações de pessoas que buscam o bem não por uma ordem, mas porque sua natureza interior assim determina.

Zhuangzi

O Zhuangzi é a obra e nome de um grande divulgador do pensamento daoísta, clarificador dos mistérios profundos do Dao De Jing e considerado um dos maiores escritores da China. Seu estilo ágil, ricamente ilustrado, irônico e desprendido dos padrões tem sido um exemplo para os milênios que se seguiram. O que ele ensina é como podemos nos desprender de valores impostos a fim de absorver plenamente a vida, acima do prazer e do sofrimento, e ainda assim sermos justos uns com os outros, com o próximo e o distante, com nobres e plebeus.